Pular para o conteúdo principal

Destaques

O Neutralismo Crítico-Dialético

Neutralismo Crítico-Dialético: Uma Abordagem Filosófica para a Imparcialidade na Análise de Situações Políticas Introdução : A filosofia é uma disciplina que busca compreender o mundo e a condição humana por meio de uma análise crítica e reflexiva . Filósofos têm abordado uma ampla gama de questões ao longo da história, incluindo temas políticos e sociais . No entanto, é comum que as discussões políticas sejam polarizadas, com defensores de diferentes ideologias frequentemente tomando posições extremas e defendendo apenas um lado do debate . O que chamo aqui de " Neutralismo Crítico-Dialético " se trata uma abordagem filosófica que defende que o filósofo deve abordar as situações de forma imparcial , buscando compreender e analisar ambos os lados do debate, sem se apegar a preconceitos ou ideologias específicas, afinal, o filósofo que defende a parcialidade de uma questão não é um filósofo de verdade , e por isso não está preparado para discutir implicações da

Sono Polifásico


O que é o Sono Polifásico?
O sono polifásico é o ato de substituir o sono de horário contínuo (sono monofásico) por vários intervalos de cochilos ou de sonos curtos durante o dia, afim de aumentar a produtividade e reduzir a quantidade total de horas dormidas (e nem preciso dizer que é prejudicial à saúde). Há boatos de pessoas que dormem menos que 4 a 3 horas totais de sono e de que este processo faz o sono REM ser atingido com maior facilidade após a estabilização do sono polifásico ao corpo já acostumado à essa nova configuração.

O Microssono
Mais ainda, existe também o microssono, que é quando o cérebro "desliga" por alguns segundos após longas horas acordado, isso pode acontecer mesmo se seus olhos estiverem abertos, mas, pelas minhas experiências pessoais, digo que, concentrado e com os olhos fechados, o microssono se torna até um pouco revigorante, além da confusa sensação da dúvida se você dormiu ou não (é absurdo pensar que por 15 segundos você conseguiu dormir e ser capaz de descansar nesse período pra depois acordar e pensar "eu realmente dormi?'). Este tipo de sono, ao que se sabe não dá pra ser auto-induzido, mas supostamente descansa o cérebro pelo menos um pouquinho (e em troca vai destruir a sua cabeça à longo prazo, causando vários distúrbios).
Eu por exemplo tenho insônia desde muito novo, e quando estudava pela manhã e não conseguia dormir de noite, acontecia (mesmo que pouquíssimas vezes) de eu dormir às 7 horas da manhã, ter o microssono e às 7:15 já estar arrumado para ir à escola (volto a dizer que é absurdamente prejudicial à saúde, pois tenho sono acumulado até o dia de hoje).

Minhas tentativas falhas e experiências breves
Eu cheguei a tentar o sono polifásico de duas maneiras: através de microssonos ao longo do dia, e através de 3 períodos de sono ao longo do dia com 1 hora cada, com cada horário tendo intervalos de 6 horas entre eles. Esse sistema de horário trifásico foi inalcançável pra mim graças à minha dificuldade de dormir, e acabei dormindo o dia inteiro graças ao sono acumulado, mas percebi que quando atingia o microssono, era como se meu cérebro se recusasse a dormir de novo, esperando apenas outro horário de exaustão até que a experiência se repetisse sem aviso prévio, porém, ela ocorreu durante o dia ainda enquanto eu estava exercendo funções comuns, como mexer no celular ou ler algum livro, foi aí que eu reconheci os meus limites e voltei ao sono comum de 8 horas mínimas. É isso, não adotem o sono polifásico pois é prejudicial em proporções ligeiramente absurdas. Aos que o seguem à risca, meus parabéns, mas pra quem têm insônia como eu, o jeito é tratar, senão fica pior, não existem alternativas de sono ao que o corpo já esteja acostumado.

Comentários

Postagens mais visitadas